Streaming, a transmissão online de evento corporativo: vale a pena?

Home / Sem categoria / Streaming, a transmissão online de evento corporativo: vale a pena?

Streaming, a transmissão online de evento corporativo: vale a pena?

 

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer para um evento corporativo.  Já citamos diversas tendências, mas ainda não havíamos nos aprofundado em um tema que vem conquistando cada vez mais espaço nas rodas de conversa entre empresas especializadas e clientes: Streaming, ou seja, a transmissão online, ao vivo.

A tecnologia streaming é uma forma de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de redes. Por meio do serviço, é possível assistir a filmes ou escutar músicas sem a necessidade de fazer download, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos online.

Para saber se uso desta tecnologia vale a pena ser aplicada em eventos, e quando ela vale a pena, conversamos com Roberta Souza, gerente de marketing da Atmo Digital (http://www.atmodigital.com.br), uma das empresas parceiras da 4Minds Eventos. Com mais de 25 anos de atuação, a Atmo trabalha com diferentes projetos de comunicação corporativa.

Para a especialista, as vantagens fazem com que a transmissão seja a opção ideal em casos de eventos com convidados de diferentes partes do país ou do mundo. “Uma transmissão ao vivo online é sempre interessante para atingir um público maior e disseminar a informação de forma mais rápida e sem ruído”, explica Roberta.

Uma boa divulgação das redes sociais do evento é crucial para que a estratégia da transmissão seja bem-sucedida, já que, geralmente, ela é feita via canal do YouTube ou dentro de uma fanpage do Facebook.

Roberta ressalta a importância de usar as redes sociais como aliadas no processo de transmissão. “A criação de hashtags facilita o mapeamento de tudo que for mencionado em relação ao evento. É possível, também, programar interações via telefone ou whatsapp, para que os participantes possam enviar fotos e perguntas”, diz.

A estratégia exige, ainda, alguns cuidados em relação à tecnologia. “Na Atmo Digital, sempre prezamos pela qualidade. No caso de uma transmissão streaming/online, o ponto mais importante é contar com um link de internet dedicado para ambas as partes, transmissão e recepção”, ressalta Roberta.

Um ponto de suma importância é verificar se o serviço está disponível em todas as plataformas. Boa parte dos convidados acessam via dispositivos móveis. Desta forma, a tecnologia tem que funcionar de maneira adequada em qualquer dispositivo usado.

O conteúdo transmitido é de responsabilidade do cliente contratante do serviço. Para não ocorrer contratempos, é bom ter uma autorização para a transmissão de palestras, depoimentos , entre outros.

Para finalizar, a especialista destaca a facilidade de mensurar os resultados da transmissão, por meio dos acessos ao canal do YouTube ou à fanpage do Facebook.

 

 

Recentes